Essencial Eventos 

Para Calcular Sua Festa Clique No Link Abaixo

Dicas E Cálculos

Ao planejar um evento, logo vem a grande dúvida:

* Quantos garçons devo contratar para minha festa?
* Qual a quantidade de comida e bebida necessário?
* E o material descartável???
Mas, para te ajudar nesses quesitos, nós da Essencial Garçom, pesquisamos essa quantidade, sugerida por alguns Buffets, e trouxemos para vocês.
* Quantos garçons devo contratar para minha festa?
Uma das principais dúvidas quando vamos dar uma festa é a quantidade de garçons que devemos contratar, afinal, sempre aparece aquele medo dos convidados não serem bem servidos, pois afinal, a quantidade varia muito, dependendo do tipo de evento que irá fazer.
Para uma festa com salgados, doces e bebidas, a média é de 1 garçom para cada 20 convidados. Por exemplo, se sua festa tiver 100 convidados, o ideal são 5 garçons, que podem ser distribuídos da seguinte maneira: 2 para a comida, 2 para as bebidas e 1 de apoio. Assim é possível que o serviço seja ágil e eficiente. Se houverem outros tipos de bebidas, como Whisky, espumante, vinhos, o ideal é que tenha mais um garçom apenas para esse serviço.
Mas se o evento tiver pratos quentes, como almoço ou jantares, os cálculos são outros. Pois dependerá de quantos pratos serão servidos, como será o tipo de serviço, entre outros.
*Quantidade de comida e bebida por pessoa, como calcular???
Os cálculos não são tão fáceis, mas podemos ajudá-los...
O Primeiro passo é decidir qual será o tipo de festa, e o que será servido. Os mais utilizados são: Coquetéis simples, Coquetéis com jantares ou almoço ou simplesmente Bolo com Champanhe.
O próximo passo, é conhecer os convidados: Quantidade de homens, mulheres e crianças. Quantos consomem bebidas alcoólicas, e qual a idade média (quanto mais jovens, maior será o consumo).
Se possível, sempre confirme a presença para evitar desperdícios e gastos desnecessários.
Sempre defina o tempo de duração da festa. Quanto mais tempo durar a festa, maior a quantidade consumida. Em média, a duração é de 4 horas.
Defina todos os itens que deverão ser considerados. As quantidades de cada item podem variar de acordo com a presença de outro item, por exemplo: Se houver doces, a quantidade de bolo pode ser reduzida, e assim por diante.
Alguns cálculos úteis:
Salgados: 15 a 20 unidades por adulto, 8 a 10 salgados por criança, se for servir apenas salgados. Você pode escolher de 5 a 8 tipos, podendo incluir também canapés, se assim preferir. Se for servido algum prato quente, esse número reduz para 6 ou 8 unidades por adulto.
Docinhos: 6 unidades por adulto, 4 por criança, podendo escolher 4 a 6 tipos de doces.
Bolo: 100 g de bolo por pessoa.
Para as bebidas, também temos cálculos e dicas importantes:
Em primeiro lugar é preciso analisar uma série de variáveis importante sobre a festa, como o tempo de duração da festa. Uma festa longa com certeza irá consumir mais bebidas. Também é preciso definir se será um coquetel, almoço ou jantar.
Em seguida, devemos analisar a faixa etária dos convidados, normalmente os jovens bebem mais que os mais velhos e as crianças bebem a metade dos adultos.
Outro fator importante é: Quando será a festa? Inverno ou verão? Os tipos de bebidas variam. No verão o consumo de água, refrigerantes e cerveja aumenta, e no inverno o vinho é mais consumido.
Mais cálculos úteis:
Refrigerante: 500 ml por adulto. (Se for servir também suco, estabeleça 300 ml de refrigerante e 200 ml de suco por adulto).
Cerveja: 2 garrafas por pessoa (que bebe) quando não houver outros tipos de bebida, 1 garrafa para cada 4 pessoas quando for servido Vinho, Uísque ou Champanhe.
Vinho: 1 garrafa para 2 pessoas (que bebem).
Uísque: 1 garrafa para cada 5 pessoas (que bebem).
Champanhe: 1 garrafa para cada 8 pessoas para o brinde ou 1 garrafa para cada 3 pessoas quando servido durante todo o coquetel.
Água: 400 ml por pessoa.
*Material descartável necessário:
Os descartáveis, também são itens preocupantes na hora de fazer os cálculos, afinal todo cuidado é pouco para que não falte nada em sua festa.
Copos descartáveis
A quantidade de copos pode ser escolhida de acordo com o número de convidados ou em relação à quantidade de bebida. Por exemplo: Cada garrafa PET 2l, servem 10 copos de 200 ml, logo você deverá comprar para cada garrafa os dez copos acrescidos de 20% que é um indicativo médio de risco (quebrar, trincar, cair ou perder), ou seja, 10 + 2 = 12 copos por garrafa. Caso você escolha o método de cálculo por convidado, utilize um medidor de 4 a 5 copos por pessoa. Faça o mesmo cálculo para sucos e água.
* Utilize copos de 200 ml para sucos, refrigerantes e águas, e 300 ml para cervejas.
Talheres
Para os talheres a conta deverá ser a seguinte: o número de convidados acrescidos de 20% que é a margem de segurança. Caso a sua festa tenha mais de uma refeição, faça essa mesma conta para todas as refeições. Lembre-se que a sobremesa também deverá entrar nesse cálculo.
* Utilize talheres de mesa para a refeição principal e talheres de sobremesa para as demais refeições.
Pratinhos
A conta é a mesma dos talheres. O número de convidados acrescidos da margem de segurança (20%). Multiplicar pelo número de refeições.
Guardanapos
Esse item varia de acordo com o cardápio da festa: Festas que possuem mais petiscos, necessitam de mais guardanapos! Caso a comemoração tenha uma refeição principal, automaticamente a quantidade de petiscos diminui. Neste caso você pode utilizar o mesmo cálculo (guardanapo por salgado) e acrescentar 3 guardanapos por pessoa para a refeição.
O cálculo pode ser feito de acordo com a quantidade de comida, disponibilizando um guardanapo para cada salgado. Ou ainda, para festas com muitos petiscos, o número de guardanapos por convidados deverá ser de 10 a 15.
Churrasco
Para não faltar carne, e também não sobrar demais, calcule (para eventos com 4 horas de duração incluindo guarnições):
*450 g de carne para cada homem;
*300 g de carne para cada mulher;
*150 g de carne para cada criança.
Seguindo essas dicas, com certeza sua festa ou evento será um SUCESSO!!!
Muito importante:
Pense muito bem no tamanho do local antes de fazer a lista de convidados, nada mais inconveniente do que seu convidado ter que ficar do lado de fora por não caber no salão, ou o buffet não conseguir alcançar algum convidado para servi-lo.
Não se esqueça de dar atenção á todas as pessoas que estejam na festa, mesmo aqueles de quem você não gosta muito ou que não tenham sido convidados.
Se sua festa tem horário para acabar em razão do buffet ou do salão, nunca se esqueça de colocar no convite os horários de inicio e principalmente do término da festa, para evitar constrangimentos.
Evite ao máximo entrar na cozinha para não atrapalhar quem está trabalhando, lembre-se que deste trabalho depende o sucesso de sua festa, se precisar algum serviço extra-festa, como aquecer uma mamadeira por exemplo, peça a alguém de dentro da cozinha.
Se você contratou uma empresa para fazer sua festa, relaxe e curta, não ha a minima necessidade de avisar ao buffet a cada convidado que chega, eles estarão atentos e esperam sempre os cumprimento antes de começar a servir quem chegou.
E A ESSENCIAL GARÇOM, ESTARÁ SEMPRE À DISPOSIÇÃO PARA O QUE FOR PRECISO!!!
Providenciar refrigerantes diet e água para os diabéticos, idosos e para os que não tomam bebidas alcoólicas.
Estação do ano - No verão, bebidas como água, refrigerantes e cerveja serão mais consumidas. No inverno, o consumo de vinho será maior.
Tipo de festa - Em uma festa animada por uma banda que tocará até altas horas da madrugada, o consumo de água e outras bebidas será bem maior do que em um jantar ou coquetel mais tranquilo.
Lembrando sempre da qualidade dos alimentos e bebidas a serem servidos.
Abaixo, sugestão de quantidades de consumo por pessoa.
Tabelas de Bebidas e Dicas.
Água: 200 ml
Refrigerante: 400 ml (acompanhada com outros tipos de bebidas), ou 600 ml (onde haverá apenas refrigerante e água). DICAS: São necessários +/- 10 garrafas de refrigerante de 2 litros (total 20 litros) para servir 50 pessoas. (1 garrafa de 2L dá para 5 pessoas calculando 400 ml).
Cerveja: 600 ml ou - 3 latinhas por pessoas (mínimo) DICAS: 1 garrafa por pessoas 600ml (se não tiver outras bebidas); 1 garrafa para 4 pessoas (se tiver outras bebidas).
Coquetel de Frutas: 750 ml. DICAS: Calcule uma garrafa de 750 ml de coquetel de frutas para cada 25 convidados.
Vinho: 1 garrafa Vinho Branco para 3 pessoas (se não tiver vinho tinto)
Vinha Tinto - 1 garrafa para 4 pessoas. DICAS: Calcule 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas quando este for servido durante um coquetel. Uma caixa de vinho, com 12 garrafas, dá para 50 pessoas, desde que sejam servidas outras bebidas, como água e refrigerantes. Os vinhos são servidos durante a refeição.
Whisky: 2 doses. DICAS: 1 litro de whisky serve cerca de 10 pessoas - 1 garrafa (de 750 ml) para 6 pessoas - 1 garrafa de whisky tem 20 doses, o suficiente para 10 pessoas, desde que tenha outras bebidas.
Champanhe: 1 garrafa para 2 pessoas ou - Calcule 1 garrafa de champanhe para cada 2 pessoas em uma festa "bolo-com-champanhe", onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa. DICAS: Se for a única bebida 1 garrafa para 6 pessoas (se tiver outras bebidas) se for servido somente de brinde. Calcule 9 garrafas +/- de champanhe para um grupo de 50 pessoas.
Tabela de Comidas e Dicas
Canapés 4 a 5 ou 12 a 15 - Se for servidos com outros salgados, 4 a 5 unidades por pessoa é o suficiente. Mas se não houver outros tipos de salgados, podem ser servidos de 12 a 15 unidades por pessoa. DICAS: Escolha pelo menos cinco opções e dê preferência aos patês e canapés de carpáccio ou salmão, que são leves e não têm quase nada de gordura.
Salgadinhos 12 a 15 unidades por pessoa acompanhados de canapés. Se for servidos apenas coquetel, o ideal são de 15 a 18 salgados por pessoa. Caso haja um jantar completo, calcula-se uma média de 6 a 8 salgados por pessoa. DICAS: Disponha de 12 tipos de salgadinhos para um coquetel ou de 5 tipos para o aperitivo de um jantar.
Jantar, 1 por pessoa. Podemos calcular o seguinte: Arroz: 50 gramas de arroz cru por pessoa, (pois quando cozido o arroz triplica o seu peso, passando ao equivalente de 150 gramas de arroz cozido). Massas: 150 a 200 gramas por pessoa. 150 gramas por pessoa, servidos com acompanhamentos ou 200 gramas de massas por pessoa, servidos como prato principal. Camarão: 70 gramas de camarão graúdo para cada pessoa (cerca de 7 unidades).
Carne e Peixes e aves: de 180 a 200 gramas por pessoa em um almoço ou jantar onde haverá outros pratos.
Frutas: 150 gramas por pessoas.
Sobremesas: As sobremesas são mais difíceis de serem calculadas, pois umas costumam fazer mais sucesso que as outras. O ideal é fazer com que cada sobremesa dê para todos os convidados.
Sorvetes: 1 bola (Aproximadamente 150 gramas) por pessoa.
Docinhos 5 a 6 servidos sem sobremesa, 3 por pessoa servidos após uma sobremesa. DICAS: Os docinhos obedecem ao mesmo cálculo dos salgadinhos, por isso escolha entre 4 a 8 tipos.
Bolo 100 a 150 gramas por pessoa (se a festa tiver muitos doces calcule 100g). Bolo com sorvete - Bolo 1 kg para cada 12 pessoas, sorvetes 2 litros para cada 8 pessoas.
Bem Casado 2 ou 3, afinal, são deliciosos e dá água na boca só de pensar. 
Tipos de serviços de Buffet
Para quem vai realizar qualquer tipo de evento, como almoço, jantares ou até mesmo coquetéis, ficam em dúvida de como servir seus convidados, por isso a Essencial Garçom vai dar uma ajuda, apresentando-lhes os tipos de serviços oferecidos por nós. Mas, para isso deve-se levar em consideração, o estilo da festa e o orçamento disponível para o evento.
Serviço à Francesa
É considerado o mais requintado, formal e elegante dos serviços. É ideal para as recepções clássicas e tradicionais e cerimoniais requintados, como em eventos de gala, onde os convidados permanecem sentados à mesa e o garçom traz a travessa à esquerda do convidado para que o mesmo se sirva. Deste modo, o convidado serve-se apenas da quantidade que deseja comer reduzindo, com isso, o desperdício de alimento.
O requinte do serviço exige profissionais com aparência, postura e habilidade impecáveis, transmitindo a sensação de boa higiene e manuseando as travessas com destreza, sem encostar à mesa, esbarrar no convidado ou derrubar a comida. A organização dos utensílios de mesa (mise-en-place) deve ser completa - sousplat, pratos, guardanapo de tecido, talheres, taças e menu. Para este serviço é indicado 1 garçom para cada 8 pessoas.
Serviço à Inglesa
Formal e elegante, do mesmo modo que o serviço à francesa. Neste tipo de serviço os convidados também permanecem sentados à mesa e o garçom aproxima-se com a travessa. A diferença, entretanto, é que no serviço à inglesa os convidados não precisam pegar os talheres da travessa para se servir, pois é o garçom que o fará. A mesa posta completa são idênticas ao serviço à francesa. Para o atendimento deste serviço, calcula-se 1 garçom para cada 15 pessoas.
Serviço de Empratado
Nesse tipo de serviço os convidados permanecem sentados à mesa enquanto o garçom traz o prato já preparado e decorado individualmente para cada convidado, servindo-o pelo lado direito. O serviço empratado é perfeito para os noivos que valorizam uma boa comida e querem proporcionar as pessoas uma excelente experiência gastronômica.
O empratado, por seguir uma sequência - entrada, pratos quentes e sobremesa - deixa o cronograma bastante delimitado, uma vez que todos os convidados permanecem sentados em seus lugares do início ao fim do almoço ou jantar. A mesa deve ser composta por sousplat, guardanapo de tecido, talheres, taças e menu. Para este serviço o indicado é de 1 garçom para cada 20 convidados.
Serviço à Americana
O mais informal e mais frequente serviço utilizado nas recepções de casamento permite maior liberdade aos convidados, que decidem o que querem fazer em um determinado momento - comer, dançar, conversar, etc. Nesse tipo de serviço os alimentos são dispostos em pontos fixos (bufê) aonde o convidado se dirige para escolher o que irá comer, podendo ou não ser serviço pelo garçom, de acordo com a vontade dos noivos.
A vantagem do serviço à americana é a maior variedade de pratos, agradando assim a todos os paladares. E a desvantagem são as grandes filas que se formam quando o ponto de bufê é liberado. A fim de evitar a longa espera recomenda-se 1 ponto de bufê para cada 150 pessoas. Neste caso, a mesa (mesa posta) não precisa ser completa - sousplat é opcional; guardanapo de tecido, talheres, taças e menu devem estar presentes. Os pratos permanecem à disposição dos convidados no bufê. Para este serviço, os garçons são responsáveis em retirar os utensílios das mesas e servir as bebidas.
Coquetel
Opção mais utilizada para os casais que possuem baixo orçamento, mas que preferem oferecer algo a mais aos convidados do que o tradicional bolo com champagne. É um serviço volante no qual são servidos canapés e salgados quentes, fritos e assados, podendo ou não ser seguido de um prato de massa. Neste tipo de serviço não se recomenda montar mesas completas, mas sim lounges ou mesas bistrô, para que as pessoas não fiquem achando que será servido um jantar. Para esta modalidade de serviço, é recomendável 1 garçom para cada 20 pessoas.
A ESSENCIAL OFERECE ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ QUE PRECISA CONTRATAR UM PROFISSIONAL PARA SUA FESTA
Algumas dicas na hora de contratar um profissional para servir sua festa, devem ser escutadas, pois, nada pior do que se deparar com imprevistos durante uma festa ou evento e não saber como contornar a situação. Existem empresas especializadas, mas é importante que você tome alguns cuidados, com bastante critério, antes de contratar serviços de copa, por exemplo.
A opção de contratar um garçom ou garçonete é muito boa, pois assim você tem tempo para os convidados e para a festa, e, para falar a verdade, o custo de um profissional como este não é muito alto.
Muitos optam por contratar uma empresa especializada. Em regra é mais seguro, mas é importante tomar certos cuidados. Uma outra opção é a contratação por indicação. Mas fique atento, pois, contratos para qualquer tipo de prestação de serviço devem conter todas as especificações sobre o trabalho contratado e como deve ser executado em todas as suas nuances.
Apresentação de garçons e copeiras também conta
Mas como os garçons devem se apresentar? Bem pedir para verificar o uniforme (com preferência pelo branco, pois mostra higiene) é recomendado. Boa aparência é fundamental, e não estamos falando de ser ou não bonito ou bonita, estamos falando de asseio, alinho e postura. Cabelos presos, podendo e até devendo ser usado com redinha mostra exatamente isto. E ainda falando para o universo das garçonetesou copeiras é de bom tom que usem meia de seda e sapatos baixos. Não devendo nunca estar maquiadas , no máximo um batom bem claro, e mãos e unhas devem estar limpas e bem cuidadas. Perfumes, nem pensar e saber se portar é quesito fundamental.
Uma dica importante para estes profissionais é a simpatia. Ser simpático ou simpática com um sorriso agradável é recomendável e propicia um ambiente acolhedor.
Anfitriões
Se for recepcionar em um coquetel, sirva salgados pequenos para que seus convidados não se sintam constrangidos. E se servir frutas deixe-as já cortadas. Caso não haja muitos aparadores não sirva nada com caroço ou palito que, por acaso, seus convidados tenham que ficar segurando. E se você está recebendo informalmente (sem garçom), sirva a primeira bebida a seus convidados e indique o lugar para que possam se servir das próximas vezes. Acolhedor e prático.
E lembre-se sempre de que todas as bandejas servidas devem estar acompanhadas por guardanapos, e a premissa é sempre atender o convidado com rapidez.
Há algumas maneiras de servir, e o dono ou dona da festa deve deixar avisado a forma que deseja que o serviço ocorra, se deve servir o tempo todo ou se deve haver um espaço de tempo entre a saída de um e outro garçom, o que servir primeiro e a ordem do que servir.
Se você está organizando um evento ou se preparando para uma festa, preste atenção nas dicas abaixo, onde você terá muitos bons motivos para contratar um profissional de excelência e tirar suas próprias conclusões.
1º Motivo - Evita-se muito desperdício. Os tempos estão difíceis. E tá na moda economizar. Um bom garçom sabe fazer isto muito bem. Tanto quanto bebida ou mesmo comida costuma render muito mais, quando há o número de garçons equivalentes ao número de convidados. Ele consegue ter a percepção de notar o que os seus convidados mais apreciaram do buffet, além de outras necessidades comuns num evento. Por exemplo: qual bebida acompanha melhor cada prato oferecido, ou se há necessidade de se oferecer menos ou mais bebidas. Acreditem caros leitores, sem um garçom estaria formada uma confusão generalizada na hora de servir os convidados.
2º Motivo - Assim como num restaurante, o garçom é o representante do proprietário do estabelecimento, numa festa ele é o representante do anfitrião de um determinado evento. Imagine você fazer uma festa com 100 ou mais convidados, e todos resolverem ti fazer recomendações, exigências e reclamações em particular. O garçom está apto, e prontamente preparado para solucionar nestes acontecimentos em um evento. Com ele, se a taça de vinho cair sobre o vestido caro da tua tia, ele estará disposto para agilizar um guardanapo umedecido com água morna. Ou se chegou um convidado a mais logo, ele arrumará um local para que este mesmo fique a vontade juntos aos demais. Entre outros acontecimentos.
OBS:Os garçons são importantes por sua agilidade, força e destreza, mas não podem perder a elegância. E em algumas situações a garçonete, será muito mais eficaz, como no exemplo citado acima da tia que teve o vestido manchado por uma taça de vinho.
3º Motivo - Com os garçons necessários, sua festa não corre o risco de se atrasar, nem muito menos terminar depois do horário. É só contratar a quantidade certa. E nem ouse em colocar um garçom para atender 50 convidados. Dependendo do que você servirá e a quantidade de convidados é um garçom para 20 a 25 convidados.
4° Motivo - O garçom é a extensão dos preparativos do evento. Sem ele, o que foi planejado pode ir por água abaixo e seu evento se tornar um fiasco. Ele é continuidade do trabalho da consultora, do chefe gourmet, do bartender, do churrasqueiro e toda equipe. Você pode até dominar um pouco em uma destas áreas, mas só um profissional será capaz de preparar o que você deseja, e só o garçom é capaz de dá continuidade ao trabalho deste como se todos fizessem parte de um sistema.
5º Motivo - E finalmente o mais importante de todos os motivos. Com o garçom atuando do início ao fim no teu evento, você poderá curtir junto com seus convidados sem nenhuma preocupação.
Então se for fazer um evento, não esqueça de contratar este profissional notoriamente importante. Você terá um custo que lhe renderá muitos elogios.

Dicas e Curiosidades Para você preparar o cardápio e definir as quantidades de comidas e bebidas a serem servidas. Você primeiro deverá fazer uma previsão de quantas pessoas participarão da sua festa. Em primeiro lugar devemos considerar que a quantidade irá variar em função do dia e horário da festa e do público previsto e que, normalmente, calcula-se que 30% dos convidados não comparecem ao encontro.

Lembre-se:


SERVIÇO À FRANCESA

  • SERVIÇO À INGLESA

  • SERVIÇO DE EMPRATADO

  • SERVIÇO A AMERICANA



Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora